Gravidez Psicológica-Mito ou Verdade?


Pseudociese ou gravidez psicológica é um mal que pode acometer qualquer mulher!


Essa doença, se assim podemos dizer, já foi muito mais frequente no Brasil, mas durante o artigo você verá que já não é tão comum assim.

Estou fazendo esse artigo para que você possa saber um pouco mais sobre a gravidez psicologia e conseguir se prevenir dela, pois ela pode trazer muitos transtornos para a sua vida.

Por isso, é muito bom que leia o artigo até o final.


Sintomas da gravidez psicológica

Apesar de não estar grávida, a mulher que está passando por uma gravidez psicológica consegue sofrer dos mesmos sintomas da mulher que está realmente grávida, isso serve para mostrar o quanto a nossa mente é poderosa e é ela quem manda no nosso corpo.

Sintomas já conhecidos como:


-  enjoos (Náuseas, vômitos e tonturas);
- menstruação atrasada;
- as mamas e a barriga realmente crescem como se tivesse carregando um bebê;
- A mulher fica cansada rapidamente e passa a maior parte do tempo dormindo;
- Junto com o crescimento das mamas vêm a produção do leite materno, tudo isso sendo preparado para uma criança que não existe;
- E talvez o sintoma que mais faça a mulher acreditar que esteja grávida, a sensação do feto se mexendo.

- Ocorre um aumento no seu peso devido ao crescimento da barriga e das mamas.


> Mas como esses sintomas aparecem se você não está grávida?


Pois até na gravidez real, esses sintomas só aparecem por causa de um hormônio chamado prolactina, que aumenta de produção durante essa fase e faz com que os sintomas apareçam.

Como a produção do hormônio depende do psicológico, se você acha que está grávida, a produção dele vai aumentar e consequentemente você sentirá os mesmos sintomas do que uma mulher que está realmente grávida.
 

Quem pode contrair a gravidez psicológica?


Qualquer mulher pode ter uma gravidez psicológica, se ela terá ou não algum dia, é a sua rotina e a maneira com que ela consegue lidar com a rotina e com o desejo da gravidez que vai dizer.


Causas da gravidez psicológica


Como na pergunta acima, qualquer mulher pode ter uma gravidez psicológica, mas isso dependerá de:

- A pressão social pela gravidez. Sim, apesar de a sociedade está em mudança, ou seja, a mulher primeiro visa a sua realização profissional para depois pensar em ter uma família e uma pequena parcela já nem deseja ter filhos, mas ainda assim a pressão social dos pais e parentes por mais um integrante na filha e até a pressão do marido também, pode fazer com que a mulher venha a ter uma gravidez psicológica.

- Aliado a pressão social está a dificuldade para engravidar. A mulher já está com uma pressão interna de que está tentando e não está conseguindo e ainda por cima fica sendo pressionada por sua família para ter um filho. Situação perfeita para uma gravidez psicológica.

Você tem Chance de ter uma gravidez psicológica?


É claro que sim, aliás você é mulher. Por isso, se você vive uma dessas situações acima, tente se acalmar e lembre-se que você é a dona da sua própria vida, ou seja, não deixe que outras pessoas, até mesmo os seus pais, influenciem na sua decisão de ter ou não um filho e se quiser ter, você deve decidir quando ter.

Mas para você ficar mais tranquila, atualmente, uma mulher a cada vinte duas mil grávidas, está com gravidez psicológica, é uma chance muito pequena de acontecer.

Como eu posso confirmar a gravidez psicológica?


É estranho falar assim, pois você fará exames de gravidez para confirmar que não está grávida.

Algumas mulheres se contentam com os exames de farmácia, mas se você fez o exame, deu negativo e ainda assim continua achando que está grávida, pode ir para o próximo exame.

Uma forma mais segura de saber se você está com a gravidez real ou com a gravidez psicologia (não está grávida) é fazendo o exame de sangue Beta HCG, ele irá fornecer uma avaliação muito mais segura sobre o seu estado do que o exame de farmácia. Mas se você fez o exame, deu negativo e ainda assim continua achando que está grávida, pode ir para o próximo exame.

Esse não tem erro, pois você verá dentro da sua barriga, estou falando do ultrassom, que irá trazer uma imagem em tempo real do que está acontecendo dentro de você e se o médico disser que não tem nada, é porquê você realmente não tem nada.

Mas se você fez o exame, não conseguiu enxergar nada e ainda assim continua achando que está grávida, então minha amiga, procure um psicólogo, pois você precisará do acompanhamento dele até o final da gravidez psicológica.
Espero ter acabado com as suas dúvidas em relação a gravidez psicológica e se você gostou, curta e compartilhe com suas amigas, elas com certeza gostarão de saber um pouco mais sobre isso. Compartilhe com suas amigas
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário