Gravidez na Adolescência-Tudo Que Você Precisa Saber


Gravidez na adolescência e suas consequências!


É uma situação extremamente complexa para uma adolescente, pois reúne uma série de conflitos internos e externos. E na maioria dos casos a gravidez não é planejada e pode vir a desencadear um trauma irreversível para esta adolescente, além de que ela pode também ter sido vítima de violência sexual.

Muitas vezes a menina que está passando por essa “verdadeira prova de fogo” que é a gravidez na adolescência, não está totalmente preparada para encarar as mudanças físicas e mentais que a gestação traz.

E se você não está disposta ou não consegue encarar essa situação, o seu namorado e futuro pai do bebê também não estará nem um pouco pronto e na maioria dos casos, não estará presente durante a sua gravidez e muito menos no nascimento e criação da criança.  

Talvez você já saiba, mas vale reforçar que a gravidez na adolescência pode acontecer de diversas formas, como:

Vida sexual muito precoce e imprudente
Violência sexual que sempre vem acompanhada de inúmeros traumas
Dificuldade dos pais em conversar sobre o assunto abertamente

Para evitar qualquer tipo de transtorno em relação à gravidez precoce e não planejada, é importante que sempre haja uma total confiança entre a família e a adolescente, para que possa desenvolver diálogos mais abertos sobre esse assunto, buscando sempre tirar qualquer dúvida e sempre prezando em explicar quais são os meios contraceptivos mais indicados e seguros.

Até porque, a gravidez na adolescência é considerada de grande risco, porque o seu corpo ainda não está totalmente preparado e desenvolvido para dar as boas vindas à maternidade, e seu sistema emocional ficará abalado com tanta informação e as dificuldades que apareceram ao longo da gravidez.

As consequências de uma gravidez na adolescência!


Bebês nascendo prematuros, com baixo peso, com anemias e etc.
Emocional e psicológico completamente descontrolado
Pressão alta ou diabetes gestacional em decorrência da gravidez.

São algumas consequências que podem ser reais na sua vida a partir de agora. Além de que muitas vezes pode comprometer a saúde da adolescente, uma gravidez precoce gera inúmeros conflitos internos pela insegurança de não saber o futuro. Problemas financeiros, certas dificuldades em educar a criança sozinha e achar que precisa largar o colégio para cuidar do bebê.

Por esse motivo que adolescente grávida necessita de total cuidado e apoio contínuo psicológico e dos pais


COMO VOCÊ PODE EVITAR A GRAVIDEZ PRECOCE?


O método mais eficaz na prevenção da gravidez na adolescência é o conhecimento, é necessário que você esclareça todas as suas possíveis dúvidas em relação a sexualidade.

Porque se você realmente quer ter uma vida sexual ativa, mesmo nova, é preciso que você reúna o máximo de conhecimento em como utilizar os meios de proteção necessários para não correr o risco de ter uma gravidez não planejada.
Sabendo disso, a melhor forma de você prevenir a gravidez é utilizando métodos contraceptivos seguros, como:

Preservativo ou camisinha:

É preciso que você utilize uma nova a cada ejaculação.

Pílula anticoncepcional:

Você só poderá usar esse método com a orientação de um ginecologista, pois se você tomar da forma incorreta não irá prevenir a gravidez.

Espermicida:

De ser espirrado na vagina antes da relação sexual, você deve usar como complemento da camisinha.

Diafragma:

Você só poderá usar com a orientação do seu ginecologista.

Vale lembrar que o coito interrompido e a tabelinha são dois métodos inseguros e não recomendados pelos médicos, então opte por métodos seguros que podem te proteger da gravidez precoce.

A camisinha é um dos métodos mais seguros e deve ser utilizado em todas as relações sexuais que você tiver, além de te assegurar que você não vai ter uma gravidez na adolescência, ainda te protege de doenças sexualmente transmissíveis, como:




Hepatite

AIDS


E você ainda pode adquirir as camisinhas em vários postos de saúde, são distribuídas gratuitamente e você pode pegar sempre que for necessário.

Mas se você acabou passando por uma situação de falha de outros métodos na hora do sexo, existe a pílula do dia seguinte que poderá ser utilizada em situações de emergência (Preservativo rompeu ou em caso dos terríveis abusos sexuais).

Essa pílula é responsável por desregular completamente os hormônios femininos, evitando a possível gravidez.

Vale ressaltar que a pílula só será eficaz se você tomar antes de completar 72 horas depois do ato sexual.

Mas preste bastante atenção, a pílula do dia seguinte só poderá ser utilizada em situações de emergência, pois em excesso pode fazer mal a saúde e potencializar os efeitos colaterais.

Viu como é simples se proteger de uma gravidez na adolescência?

Procure orientação de um profissional médico para que você possa ficar segura e entender melhor o seu corpo, combinado?

Este artigo foi útil pra você? Deixe seu comentário abaixo e não se esqueça de compartilhar para que mais pessoas possam ler.

Não fique envergonhada, compartilhe esse artigo com suas amigas!

Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário