Gravidez Ectópica-Dicas Importante Que Você Precisa Saber


Você sabe o que é uma gravidez ectópica? Será que você corre algum risco de apresentar esse tipo de gravidez?


É muito comum você ter algumas dúvidas em relação a gravidez, sendo a sua primeira gestação ou não.

E esse é o principal motivo pelo qual estou escrevendo esse artigo para você, é muito importante que você saiba quais são os problemas que podem aparecer, sendo raro ou não, como é o caso da gravidez ectópica.

Antes de qualquer coisa é bom que você saiba que a gravidez ectópica não é tratada por um simples aborto, como algumas pessoas pensam. É um problema raro que precisa de atenção médica, como todas as complicações que surgem na gestação, não é mesmo?

Mas a preocupação principal dos médicos é que os sintomas da gravidez ectópica são praticamente os mesmos da gestação saudável, fazendo com que muitas mamães nem sequer notam algo de errado por confundir com os sintomas normais.

O fato de ser um problema raro também não facilita a descoberta, esse problema só acontece com cerca de 1% das gestações e não costuma levantar suspeita nenhuma, mas agora é bom ficar atenta.

O que você vai encontrar nesse artigo:


O que é uma gravidez ectópica?
Quais são os sintomas?
Existe alguma causa?
O que você pode fazer para descobrir esse problema?
Qual tratamento indicado para a gravidez ectópica?
Existe chance de ter outra gestação fora do útero?

O QUE É UMA GRAVIDEZ ECTÓPICA?


É simplesmente uma gestação que se desenvolve fora do útero. Na maioria desses casos, a fixação do óvulo acontece em uma das trompas de Falópio, que é um tubo que leva os óvulos dos ovários para o útero. Esse tipo de gravidez é chamada de gravidez tubária.

Mas não se prenda somente a gravidez tubária, em alguns casos a gravidez ectópica pode ocorrer na cavidade abdominal, no ovário ou no colo do útero.

Sendo nas trompas de Falópio ou na cavidade abdominal, uma gravidez ectópica não pode continuar de jeito nenhum. Você corre o risco de ter várias estruturas destruídas devido ao crescimento do feto e risco de hemorragias que podem ser fatais.
É importante que você descubra e procure tratamento o quanto antes, pois o tratamento precoce dessa gestação pode proteger sua fertilidade.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?


Assim como eu disse no início do artigo, é muito comum confundir os sintomas de uma gestação normal com os sintomas de uma gravidez ectópica.

Inicialmente, os sintomas de uma gestação fora do útero não causa nenhuma suspeita de complicações, sendo elas:

>Atraso da menstruação
>Muito cansaço
>Seus seios inchados e bastante sensíveis
>Enjoos frequentes
>Aumenta a vontade de urinar

Eu aconselho que você já comece a procurar ajuda médica com esses sintomas, para que você possa descobrir se é uma gestação saudável ou não, ok?

Depois desses sintomas, vão aparecer mais alguns outros que serão responsáveis por te mostrar que existe algo de errado que precisa da sua atenção. O aparecimento de cólicas é um sintoma comum da gravidez ectópica, por exemplo.

Essas cólicas aparecem porque a trompa não tem muita elasticidade como o útero, sendo também o motivo de doer mais de uma lado do corpo do que o do outro.

Pode ocorrer hemorragia vaginal leve por causa do rompimento de vasinhos, esses sintomas se não tratados podem ficar muito mais intensos.

EXISTE ALGUMA CAUSA?


Sim, existem alguns fatores que podem contribuir para que você tenha uma gestação de risco. Danos nas trompas é uma das causas mais comuns de gravidez ectópica, um óvulo fertilizado pode ficar “travado” em uma área danificada da tuba e começar a se desenvolver lá.

As causas mais comuns de danos nas trompas e que podem fazer com que você desenvolva uma gravidez ectópica são:

>Inflamações e cicatrizes das trompas, resultado de alguma cirurgia anterior ou procedimento médico

>Gravidez ectópica anterior na trompa


>Tabagismo


O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA DESCOBRIR ESSE PROBLEMA?


Antes de qualquer coisa, é bom que você procure um médico nos primeiros sintomas, pois assim você consegue ter mais segurança de tratar precocemente uma complicação que surgir, combinado?

Depois da confirmação da gravidez, nas suas primeiras consultas com um obstetra, ele deve pedir um ultrassom transvaginal para verificar se o saco gestacional está dentro do útero.

Com esse exame é possível saber se você está ou não com uma gestação saudável.


QUAL TRATAMENTO INDICADO PARA A GRAVIDEZ ECTÓPICA?


Assim que o seu médico confirmar que você tem uma gravidez ectópica, ele possui dois caminhos possíveis que vão depender do tamanho do seu saco gestacional.

Se o seu saco gestacional ainda estiver com cerca de 2-3 cm, o tratamento poderá ser realizado utilizando uma droga quimioterápica que tem poder para dissolver o tecido embrionário protegendo sua trompa.
Se seu saco gestacional não estiver mais tão pequeno, será feita uma videolaparoscopia e no decorrer deste procedimento, o cirurgião irá analisar a situação da sua trompa e decidir se consegue ou não manter intacta.

EXISTE CHANCE DE TER OUTRA GESTAÇÃO FORA DO ÚTERO?


Essa preocupação é normal com quem já sofreu com uma gravidez ectópica e somente o seu médico poderá responder com exatidão os seus fatores de risco, pois é ele quem saberá o quanto sua trompa foi afetada e outros detalhes importantes.

Mas saiba que se a trompa afetada foi removida, a possibilidade de ter outra gestação fora do útero é igual a de todas as outras mulheres da população, aproximadamente 1%.

Esse artigo te ajudou? Não existe forma de impedir o surgimento de uma gravidez ectópica, mas tem como você prevenir se cuidando para não se expor aos fatores de risco do qual te falei no decorrer do artigo.

É importante que se você já passou por uma gestação fora do útero e quer engravidar novamente, procure o seu médico e converse sobre os riscos para que ele dê atenção redobrada quando estiver com a gravidez confirmada. Boa sorte!
Lembre-se todo o cuidado é pouco quando se trata do nosso corpo, não é mesmo?

Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário