Microcefalia No Brasil-O Que É? E Como Prevenir Este Mal?


Os casos de microcefalia têm crescido muito no Brasil e em outros países?


Ultimamente tem se tornado cada vez mais comum vermos um comercial sobre a ligação do Zika Vírus com os casos crescentes da microcefalia, toda a população está entrando em desespero e os comerciais estimulando o ataque contra o mosquito é o reflexo do medo que as pessoas, sobretudo as grávidas, estão de contrair essa doença.

Só para se ter uma noção, o número de casos confirmados de microcefalia no território brasileiro aumentou cerca de 14% em apenas uma semana, é um número extremamente alarmante, não acha?

Apesar de não saber ao certo qual o real motivo para que os casos de microcefalia esteja crescendo tanto, a maior suspeita com certeza está sendo o Zika Vírus, mas existem especulações que afirmam fortemente que a má formação fetal está associada à vacinação contra a rubéola, ao mosquito geneticamente modificado criado para dar fim ao Aedes Aegypti e até ao larvicida usado nos reservatórios de água para tentar diminuir o foco do mosquito.

É muito simples entender o porquê o Zika está sendo a grande suspeita em relação aos casos de microcefalia, já que o vírus foi encontrado no líquido amniótico que envolve o neném durante a gestação e também no líquido cefalorraquidiano, encontrado no sistema nervoso central, dos nenéns que foram diagnosticados com microcefalia.


Estou grávida, como faço para saber se estou com Zika?


O Zika Vírus é muito parecido com a dengue, mas seus sintomas são bem mais suaves. A única forma de você saber se está com Zika é ficando alerta aos sintomas, como:

>Conjuntivite (Vermelhidão nos olhos)

>Manchas vermelhas na pele que coçam

>Febre


Se você esperava ouvir sobre algum exame acessível que tem capacidade para detectar esse vírus no seu corpo, apenas esqueça!

Além do vírus só permanecer vivo no corpo por apenas uma semana, a única forma de detectar o Zika vírus é fazendo um exame chamado RT-PCR, que é feito somente em laboratórios de menção do Ministério da Saúde e em casos muito especiais.

Sabendo disso, é melhor que você permaneça alerta a qualquer tipo de sintomas diferentes que surgir no decorrer da sua gestação.

Existe grande chance do seu neném ter microcefalia se você já apresentou quadro de dengue alguma vez e que também apresentou Zika em alguma fase da sua gestação.
Mas se você teve Zika quando ainda não estava grávida, não precisa se preocupar.
Não existe risco nenhum para o seu bebê se você engravidar um mês após todos os sintomas estarem completamente controlados.

É importante ressaltar que ainda não se pode dizer que todos os casos confirmados de microcefalia estejam associados exclusivamente ao Zika Vírus, pois não são todas as grávidas e bebês que são submetidos ao exame que é responsável por identificar o vírus no sangue.
E outra, também pode ser que todos os fatores do qual eu citei mais acima (pesticida, vacina contra rubéola e outros) estejam ligados ao grande aumento dos casos de microcefalia, não somente o Zika.

Como a grávida pode evitar que o seu bebê apresenta microcefalia?
Eu sei que pode ser assustador ouvir falar e até mesmo saber que possui uma pequena chance do seu neném nascer com microcefalia, mas você pode tomar várias medidas para evitar que isso aconteça, como:

>Fazer uso de preservativos até o final da gestação se o se parceiro estiver com Zika vírus, pois esse vírus também passa por meio da relação sexual.

>Não fazer uso de medicamentos sem que haja o consentimento total do seu obstetra.
>Evitar sua vulnerabilidade à doenças infecciosas (rubéola, herpes e toxoplasmose) tomando todos os cuidados e medidas que puder.

>Faça o possível para evitar a contaminação com mercúrio e outros metais mais pesados.
Além dessas simples precauções, é recomendado que todas as gestantes passem a fazer o uso de repelentes com DEET todos os dias, para não corre o risco de ser picada pelo


Aedes Aegypti, Chikungunya e o Zika Vírus.


O repelente deverá ser passado a cada seis horas em todo o corpo e na roupa (se você estiver utilizando um tecido fino), não se preocupe, os repelentes podem ser usados diariamente na gravidez, pois é seguro e não prejudica o bebê em nada.

Se você quiser potencializar sua segurança, um ótimo jeito de se livrar das picadas é usando roupas de mangas compridas e de cor claras, calça e meias.

Gostou do artigo? Acredito que agora você sabe quais são as maneiras de se proteger contra o mosquito que está dando muitas dores de cabeça para a maioria das pessoas.

Compartilhe este artigo com suas amigas e ajude a divulgar esta informação!



Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário